quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LEI MARIA DA PENHA - HISTÓRIA,MACHISMO E IMAGEM DA MULHER NA INTERNET .

A grande relevância ao surgimento da lei Maria da Penha que percuti a mulher,baseada historicamente a luta de uma mulher a quem a lei homenageia,abordando a seguinte reflexão da sociedade machista que conceitua a mulher como o sexo frágil.

O Brasil mantém o machismo ao longo dos anos pois segue a cultura popular empregada ao mandamento de funções manipulado por homens que,consequentemente defina mulher como objeto de seus interesses tornando dependente.

Nos fatos históricos ocorreram muitos movimentos feministas que encadearam aos direitos trabalhistas das mulheres,em contexto a agressão em casa de seus companheiros criou-se a lei Maria da Penha que homenageia a uma mulher que sofreu tentativa de assassinato pelo próprio marido sendo baleada e ficando paraplégica que meses depois tentou eletrocuta-la no chuveiro com a cadeira de rodas.

Atualmente,o machismo adequou-se virtualmente em que homens postam na internet fotos e videos íntimos de suas companheiras sem o seu consentimento violando a sua imagem,com esse assunto o deputado Romário ex-jogador apresentou um projeto de lei que torna crime a divulgação indevida de material íntimo que na maioria das vítimas são mulheres e muitos dos casos jovens.

O machismo não conceitua ao individual mas ao social que funciona ao padrão de beleza,a mídia,a cultura,literatura,política e ao capitalismo,a mudança para o machismo se tem a consciência que é razoável,pois ainda não mudaria as próprias opiniões se a base social continua restritiva,portanto é necessário uma mudança educativa na estrutura da sociedade.

Escrito por Luiza Lopes 

Indico que leiam a reportagem de  Marília Moschkovich O machismo sutil de quem nos cultua ,para que  tenham uma ideia concreta de visão sobre o assunto e também para obter uma reflexão sobre a opinião da Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário